Available formats:
Lara Moreno
Num lugar quase deserto, que subverte as regras do tempo, são muitas as perguntas e poucas as respostas quanto ao sentido da vida. Tudo parece afunilar para a desistência, mas a esperança regressa quando surge uma criança que lança perguntas ao mundo.
Um jovem casal em crise abandona a cidade onde vive e parte para uma aldeia remota no interior de Espanha, em busca de uma vida mais simples e despojada. O que vêem é isto: uns quantos casinhotos e hortas, e um punhado de homens e mulheres empedernidos, que falam o mínimo. O que não querem ver são os seus próprios demónios, vazios e abismos, que ameaçam fazer ruir o que os levou até ali. Até ao dia em que uma mulher aparece acompanhada de uma menina, filha de todos e de ninguém, e vem mostrar que, enquanto houver uma criança a fazer perguntas ao mundo, a vida existe, tal como há luz enquanto o pavio da vela arder.
Polifónico e sombrio, eis um romance que mergulha nos abismos mais fundos, onde a falta de luz é sempre a maior ameaça.
Os elogios da crítica:
«Uma das mais destacadas escritoras da sua geração.»
El País
«Moreno escreve com a austeridade de um relojoeiro.»
El Cultural de El Mundo
«A escrita de Lara Moreno mergulha nos abismos da realidade. Lida magistralmente com a inquietação, o desespero, a estranheza e o medo. Uma voz bela e poderosa.»
Rosa Montero
«A característica mais evidente da prosa de Lara Moreno, e aquela que impressiona imediatamente o leitor, é a sua capacidade de perturbar. E não apenas pela estranheza da realidade que descreve, mas também pelas elipses e lacunas que completam o discurso.»
La Vanguardia
«Uma escrita complexa, vigorosa e que não esmorece. [...] Nada é gratuito. Um achado.»
José María Guelbenzu
«Lara Moreno é toda uma descoberta.»
ABC
«Uma viagem intensa e intimista [...] numa narrativa repleta de reflexões e conceitos, tecida magistralmente pela mão de uma poetisa.»
EFE
«Uma das aparições mais gratificantes da temporada. Uma narrativa deslumbrante, avessa ao sentimentalismo e movida pela esperança.»
El Confidencial
«Um forte romance de personagens, centrado na ideia de violência — a visível e a calada. […] Com um tom poético e um registo a tocar o desespero, aqui a desempenhar bem o papel de pôr o leitor a querer desvendar mais sobre o que corre no íntimo das três mulheres, acompanha-se a existência de cada uma delas. […] De uma forma subtil, é um livro que fala da solidão dentro das comunidades, da brutalidade das migrações, dos maus-tratos em casa e da estratificação social à luz dos dias de hoje.»
Mariana Correia de Barros,Visão (sobre Três mulheres na cidade)
«Um retrato vibrante, simultaneamente cru e poético, sobre gentrificação, subjugação e violência de género.»
Gonçalo Correia, Sábado (sobre Três mulheres na cidade)
Publication
2026
Pages
344
Format
Epub
Publisher
Translator
Margarida Amado Acosta
Collection
Alfaguara
There are no reviews for this book yet.